O mundo da leitura é fantástico para aqueles que mergulham nas linhas e entrelinhas dos livros e adquirem novos aprendizados.
Cada história tem o poder de transformar o leitor e trazer uma nova visão sobre a vida. Ao focar no ambiente estudantil, muitas leituras podem servir para a área que está cursando ou simplesmente para a hora do lazer.
Um ambiente confortável e um bom livro são a combinação perfeita. Pensando nisso, trouxemos uma lista dos melhores livros para ler em 2021, além do apartamento para estudante perfeito para fazer isso com tranquilidade: a student housing da Uliving. Confira!
Saiba o que não pode faltar para sua lista de livros em 2021 | Foto: Freepik
6 livros para ler em 2021:
1. O cortiço
Começando a lista com um clássico da literatura naturalista brasileira, a obra do grande escritor Aluísio de Azevedo traz em meio a um local caótico uma visão jamais abordada até aquele momento. A leitura é recomendada para todos os estudantes que desejam acrescentar em sua vida um pouco da visão do autor sobre as condições de vida dos moradores do cortiço carioca.
O romance é estrelado por dois imigrantes portugueses. A linguagem tem um teor naturalista, típico do século XIX.
2. Torto Arado
Publicado pela Editora Todavia, no Brasil, o romance de Itamar Vieira Junior ganhou três prêmios: Jabuti e Oceanos, em 2020, e o prêmio Leya, em 2018.
A obra é classificada pela editora como “um texto realista e mágico que revela um poderoso elemento de insubordinação social”. Essa leitura é uma ótima recomendação, pois é ambientalizada em solo brasileiro, mais especificamente, na Bahia.
A obra de Menalton Braff, publicada pela Editora Reformatório, é ganhadora do prêmio Machado de Assis, em 1º lugar da categoria de romances. O livro também é ambientado no território brasileiro, com características que nem sempre são as mais positivas.
Estruturado em dois planos temporais — da Segunda Guerra Mundial e da Ditadura Militar brasileira —, passado e presente correm paralelos até convergirem numa única estrada que leva o leitor a desbravar os mesmos caminhos e percalços trilhados pelos protagonistas.
4. Degelo
Zeno, pesquisador de geleiras e obcecado com o aquecimento global, é o protagonista radical desenvolvido pelo escritor búlgaro Ilija Trojanow. O romance “Degelo” mistura diário, confissões e uma comunicação por rádio para revelar pouco a pouco uma trama intensa e reflexiva sobre mudanças climáticas e obsessões pessoais.
Zeno relembra o derretimento da geleira que estudava nos Alpes, o surto que sofreu após o evento e o fracasso de seu casamento. O navio segue para a Antártida, e os eventos se intensificam junto com a viagem.
A obra russa de Liev Tolstói tem a essência de prender o leitor a cada momento. O romance traz uma profunda crítica social, especialmente sobre o papel da mulher na sociedade aristocrática russa do século XIX.
Publicado originalmente entre 1875 e 1877, o livro revela personagens complexos, em conflitos profundos com religião, política e família. Segundo Fiódor Dostoiévski, é “impecável”.
6. After
A saga “After”, de Anna Todd, apresenta uma narrativa ambientada na vida universitária. Tessa, a protagonista, sai da casa da mãe para iniciar a vida acadêmica e acaba vivenciando experiências transformadoras, inclusive um romance intenso com o enigmático Hardin.
A leitura é ideal para fãs de romance contemporâneo que veem na universidade um ponto de virada para amadurecimento e descoberta de si.
O que achou das nossas dicas dos melhores livros para ler em 2021? A student housing da Uliving disponibiliza apartamento para estudante e quartos para alugar de altíssima qualidade.
Nosso espaço é totalmente adaptado para vida corrida de um universitário e oferece espaços integrados de lazer, inclusive ambientes tranquilos para você ler seus livros.
O melhor de tudo: é 100% digital, não exige fiador, tem todas as despesas organizadas em uma conta só. Para saber mais, clique aqui!