A mudança de apartamento é um passo muito importante para a vida universitária. Muitos jovens procuram morar mais perto de suas faculdades para tornar o dia a dia mais prático. Entre algumas dicas que podem facilitar o processo de mudança, está a diferença entre coliving e república estudantil SP.
O que são repúblicas
As repúblicas existem há anos e são uma opção muito procurada por estudantes que não podem arcar com altos custos e despesas relacionadas à moradia. Elas são, normalmente, uma única moradia compartilhada entre diversos estudantes.
As repúblicas podem ser divididas por sexo, sendo só para mulheres, só para homens ou misto. Além disso, elas variam quanto ao número de estudantes no imóvel, podendo oferecer quartos compartilhados ou individuais, como uma pensão. Existem muitas opções de repúblicas estudantis, para diferentes perfis de moradores.
O que são coliving
Já o coliving começou a ganhar força no país em 2016. Esse tipo de moradia compartilhada é mais confortável e prático, já que o gestor do imóvel é o responsável pelas regras de convivência e pela divisão de contas. Além do mais, o coliving oferece apartamentos individuais e completos e permite a interação entre os estudantes nos espaços comuns.
Ambos são considerados moradia estudantil, mas possuem muitas diferenças entre si, incluindo as despesas e a privacidade. É importante conhecer as particularidades de cada uma para saber qual se encaixa nas suas demandas e nas suas necessidades de moradia.
Para uma mudança de apartamento fácil e agradável, veja agora as 4 principais diferenças entre a república estudantil e o coliving. Elas podem ser decisivas na sua mudança de apartamento.
Serviços especializados
A primeira diferença das opções de moradia estudantil são os serviços oferecidos por cada uma. Os jovens que optam pela república estudantil buscam apenas um lugar para descansar depois da aula ou do trabalho. Por isso, os serviços adicionais oferecidos são limitados.
Para aqueles que querem aproveitar os momentos de lazer na moradia, o coliving pode ser uma ótima opção. Nas áreas comuns do coliving é possível interagir e trocar experiências com outros estudantes, formando laços que podem durar muito tempo.
Normalmente, os prédios e as casas de coliving também contam com bons espaços de lazer. Os edifícios da Uliving, por exemplo, possuem espaço para coworking, cozinha, lavanderia, deck, café, bicicletário, bar, área de convivência, quadra de areia, rooftop, sala de cinema e muito mais.
Imóvel mobiliado
Mobilar um imóvel pode custar caro, além de ser uma tarefa trabalhosa. Nas repúblicas estudantis paulistas, a mobília do local é de responsabilidade de cada morador. Apesar do aluguel ser mais econômico, o estudante deverá desembolsar um valor para a compra de móveis essenciais como cama, colchão, escrivaninha, entre outros.
Já nos imóveis para coliving, eles são alugados com os equipamentos e as mobílias necessárias. Se você quer saber os benefícios de por que morar em um coliving, a economia com móveis pode ser o fator decisivo no momento da escolha de moradia.
Os apartamentos de coliving têm todos os eletrodomésticos necessários, como geladeira, microondas e fogão, além de móveis como cama, mesa e armário. O banheiro também já tem todos os utensílios necessários para o dia a dia do estudante. No coliving, você só precisa levar na mala suas roupas, já que ele está pronto para morar.
Grau de privacidade
Como são tipos de imóveis diferentes, a privacidade também é distinta. Nas repúblicas, o número de moradores em cada casa ou apartamento pode variar. De qualquer forma, por serem um único imóvel com quartos individuais ou compartilhados, e com a cozinha e o banheiro compartilhados, a privacidade dos estudantes é menor.
Os jovens que estão dispostos a abrir mão de sua privacidade para ter uma maior economia podem encontrar a moradia ideal em uma república estudantil. Já para aqueles que fazem questão de ter um ambiente privativo para morar, o coliving pode ser uma melhor opção.
Apesar de ser uma moradia compartilhada, o coliving oferece pequenos apartamentos para estudantes. Assim, os jovens têm acesso a imóveis com quarto, sala, banheiro e até mesmo copa privativos. Na Uliving é possível escolher studios ou apartamentos com ou sem copa privativa, por exemplo, além da opção de apartamentos com dois ou mais quartos.
Despesas
Um dos fatores mais decisivos para os jovens no momento da escolha de mudança de apartamento é a despesa do imóvel. Os estudantes devem se atentar aos valores do aluguel, do condomínio, do IPTU, das contas de luz, de água, de internet e de gás.
Em repúblicas estudantis, essas contas são divididas igualmente entre os moradores e são organizadas pelos próprios estudantes. Porém, na prática essa divisão pode não ser tão precisa. O jovem que passa o dia todo na moradia, fazendo aulas online e trabalhando em home office, gasta mais do que aquele que passa o dia todo fora. Entretanto, os dois pagam o mesmo valor a cada mês.
Isso torna a divisão de contas muito mais complexa. Já se algum morador decide sair do imóvel, os outros estudantes terão que arcar com custos maiores de aluguel e despesas fixas. Todas essas questões trazem transtornos e podem até mesmo gerar conflitos de convivência na república estudantil.
Já para aqueles que optam pelo coliving, o pagamento das despesas é muito mais prático. As contas, nesses casos, têm o valor fixo, determinado no contrato, e devem ser pagas diretamente para a administradora do espaço. Na Uliving, por exemplo, a mensalidade inclui aluguel, condomínio, manutenção, IPTU, água, gás e internet, que é oferecida como cortesia.
Assim, a despesa de cada mês será sempre a mesma, evitando imprevistos que podem afetar a situação financeira do morador. Além disso, como os studios e os apartamentos são alugados por contratos individuais, a saída de um morador não afeta as despesas dos outros. Ainda é possível economizar mais no coliving ao optar por apartamentos compartilhados, que comportam até quatro moradores.
Todas essas questões devem ser levadas em consideração no momento de mudança de apartamento. Seja para um coliving ou para uma república estudantil SP, o jovem deve estar confortável e confiante para encarar uma nova fase de sua vida.