O Brasil já enfrentava um cenário nada favorável e com a chegada da pandemia em 2020, não é à toa que em 2021 a taxa de desemprego no Brasil alcançou o maior índice da história desde 2012. Esse cenário só piorou, mas não significa que não existam empresas que conseguiram dar a volta por cima e se transformarem para apresentar um futuro promissor. Portanto, conheça, neste post, as empresas que mais estão investindo e transformando o mercado universitário.
O que é o mercado universitário?
Antes de tudo, precisamos entender o que é o mercado universitário que nada mais é do que o universo dos estudantes das faculdades. Sendo assim, é impossível não pensar nas consequências dentro do mercado universitário que a pandemia trouxe.
Quem atua nele?
Para ter garantia do seu espaço nesse mercado universitário tão disputado, é fundamental investir em especializações e atualizações que te diferenciam da maioria. Áreas como a da tecnologia, saúde e finanças têm se repaginado e aberto ainda mais portas. Existe também um enorme avanço do ensino a distância e dos cursos profissionalizantes disponíveis na internet para você aumentar ainda mais suas habilidades.
É inegável que a cada ano que passa a tecnologia vem se desenvolvendo mais, tornando-se indispensável para qualquer empresa ou pessoas. Portanto, as empresas de TI (tecnologia da informação) têm tudo para crescer muito ao longo dos anos, em virtude da nova realidade que o mercado vem apresentando. Apenas para pensar o quanto o aumento das vendas online tem “forçado” – no bom sentido – muitas empresas a modernizarem seus sistemas, ou seja, necessitam da ajuda de profissionais de tecnologia e informação.
Fato é que a internet dominará todas as áreas do mercado e é preciso estar preparado para encarar essa demanda. Mas, isso não é novidade para ninguém, visto que a tecnologia vem se tornando, se não, já se tornou a grande protagonista dos nossos tempos.
A Page Group fez um levantamento muito interessante que foi constatado uma procura maior de seis cargos durante a crise gerada pelo coronavírus. São eles:
- Analista de Cyber Security: atua no setor de segurança cibernética das empresas, por meio de sistemas resistentes a ataques e roubos na internet;
- Líder de Cyber Security: responsável pela equipe de segurança digital, por meio de políticas de segurança e metodologias de gerenciamento que protejam os dados da instituição;
- Analista de Suporte e Service Desk: atende solicitações, realiza testes e resolve problemas de redes;
- Analista/Especialista de Infraestrutura e Redes: é quem dá suporte e garante o bom funcionamento dos softwares e de toda a infraestrutura de redes de uma empresa;
- Especialista em Cloud: propõe soluções em nuvem ao observar aspectos como conectividade, segurança e fluxo de dados;
- Líder em Data Science: foco na ciência e na engenharia dos dados para propor soluções e ajudar na estratégia dos negócios.
6 empresas que estão transformando o mercado universitário
É impossível você viver no Brasil e não conhecer a Amazon. Mas, qual a relação dela com essa matéria? Simplesmente toda, ela é líder internacional no setor de varejo, esse setor vem crescendo muito ao longo dos anos com o aumento das compras online, a partir disso, esse setor disparou e obviamente a Amazon se tornou referência para diversos mercados.
Um produto no meio digital para ter uma boa qualidade necessita de uma relação direta com o setor da logística, visto que necessita que a estrutura e a logística sejam impecáveis, ou seja, estoque, a armazenagem e a distribuição das pequenas e grandes empresas têm total influência na qualidade do produto.
Se você universitário está pensando em entrar ou abrir uma empresa, o campo da logística pode ser uma excelente oportunidade. Já que esse setor deve ter valorização da produção regional e diversificação de fornecedores; portfólio mais amplo de produtos e modernização dos serviços digitais; investimentos em sistemas mais seguros e ágeis de distribuição e novas opções de transportes de carga.
Como eu disse, as empresas ligadas à saúde física e mental tem muitos motivos também para crescerem muito em virtude da pandemia, pois, ela trouxe razões para valorizarmos ainda mais o bem-estar físico e mental, afinal não foi uma experiência nada agradável para a maioria das pessoas passar muitas horas dentro de casa ou deixar de encontrar com os amigos. Isso é algo que mexeu muito com a cabeça das pessoas. Dessa forma, a procura por psicólogos teve uma crescente muito grande.
Se você ainda é um universitário com formação na área da saúde ou até mesmo formado e pensa em ingressar no ensino superior para estudar algo relacionado, é bom saber que essa é uma das carreiras que mais está em alta em 2022, pós-pandemia.
Outro setor muito afetado durante a pandemia foi o financeiro, a quantidade de pessoas que perderam os seus empregos durante a pandemia foi altíssima, afetando muito o mercado universitário, até porque muito estudantes ainda não estão estabilizados financeiramente e se não se planejaram financeiramente, provavelmente devem estar passando por dificuldades, assim como empresas também que devem ter sofrido bastante durante a pandemia. Então, o profissional de contabilidade surge como uma figura importante para auxiliar pequenas e grandes empresas, assim como pessoas, a fim de controlar gastos no dia a dia e ajudar a conseguir uma estabilização financeira.
Agora é essa para você que é da área da comunicação. Um dos cargos que está muito em alta é o de analista de redes sociais, fora que pode ser ocupado por qualquer profissional de Comunicação e Marketing. Com o crescimento tecnológico estão surgindo cada vez mais usuários em plataformas on-line, esse é um mercado novo que tem muito a ser explorado. Então, é uma ótima dica para você universitário, principalmente de comunicação.
Portanto, existem inúmeros mercados em diversas áreas para serem explorados pelos universitários basta fazer uma boa pesquisa e correr atrás para aproveitar essas oportunidades.
Uliving
Uma sugestão de empresa é a Uliving, que traz o conceito de moradia completamente inovadora: com hospedagens estudantis, quartos bem projetados, equipados e instalações compartilhadas encantadoras. Você pode marcar uma visita em nossas unidades, estamos no Rio de Janeiro, Santos, Campinas e em São Paulo no Jardins, Av. Paulista, Pinheiros e Santa Cecília.
Quando pensamos em Uliving, falamos sobre o melhor espaço para viver, estudar e pertencer a uma comunidade empolgante, portanto nada melhor que dar uma olhada no site deles, assim você pode conhecer as empresas que estão transformando o mercado universitário em um ambiente totalmente ligado a esses mercados.